domingo, 28 de junho de 2009

Postura

O que leva uma pessoa a dirigir praticamente sem o encosto do banco? Me refiro a reclinar o encosto, dirigindo completamente sem apoio ou, na 'menos pior' das hipóteses, apoiando só o final da lombar no banco. Fiz questão de ilustrar o que escrevo com a foto abaixo, obtida através do Google Images, sob o termo de pesquisa 'boy dirigindo'.

Algumas pessoas talvez não saibam da importância do correto posicionamento no volante. E isso não é papo de cara chato, pois é fato: a correta maneira de dirigir garante redução no tempo de reação, reduz a fadiga ao dirigir (pois a posição ergonômica está adequada à de projeto, na maior parte dos casos...) além de proporcionar melhora nas manobras e maior percepção das reações do veículo.

Este item é tão importante que é muito frisado em um dos mais conceituados cursos de direção: o BMW Driver Training. Tive a oportunidade de fazê-lo, tanto o Basic como o Advanced, com o mestre Ingo Hoffmann, e a tecla mais batida, fundamental para uma correta condução do veículo, mais do que perícia ou habilidade em situações extremas, era a posição de dirigir. Tanto que foi um exercício longo no básico, e com uma sessão para relembrar no avançado.

Diversas são as vantagens, mas qual é o posicionamento correto? Primeiramente posicione o assento de modo que a sua perna esquerda vá até o curso final da embreagem, mas ainda fique levemente flexionada (em carros automáticos, a idéia é basicamente a mesma); a altura do assento deve ser mantida elevada, embora eu particularmente prefiro deixá-la na posição mais baixa possível; uma maneira prática de ajustar o encosto é conseguir colocar a parte interna do pulso no topo do volante; ele ficará numa posição bastante reta, entre 0 e 15° de inclinação. Em carros cuja coluna de direção possui ajuste de profundidade e/ou altura, pode-se procurar o melhor ajuste desta e depois o do banco; as mãos devem segurar o volante na posição 2:45h, ou seja, horizontalmente; em curvas para a direita, a mão que mais deve 'trabalhar' é a esquerda, e vice-versa, sempre empurrando o volante, sendo que as costas ficarão apoiadas no encosto.

Em curvas, a posição citada das mãos deve ser mantida até que os braços se cruzem; se for necessário mais esterço, o braço inferior (e sempre o inferior) deve se soltar e voltar a agarrar o volante na mesma posição, mas dessa vez passando a mão por cima da que já está ao volante; o movimento desta, por sua vez, irá acompanhar o volante com um giro no pulso. O mais importante é que as costas permaneçam sempre apoiadas no encosto do banco.

Aos que ainda não acreditam que esta posição de dirigir é a mais adequada e que proporciona mais benefícios, basta prestar atenção em qualquer vídeo de rally e notar a posição do piloto no cockpit: apenas os braços se movimentam, permanecendo o tórax praticamente imóvel. Uma (literalmente) postura simples e que traz benefícios incalculáveis. Ah, e claro: wear your seat belt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário