segunda-feira, 11 de maio de 2009

DMF - Dual Mass Flywheel

O DMF (Dual Mass Flywheel) ou Volante de duas massas é um artifício criado com o objetivo de reduzir as vibrações transmitidas do motor à transmissão do veículo, e consequentemente aos passageiros.

Explica-se: todo motor de combustão interna produz vibrações devido ao intervalo de ignição; cada 'tranco' proveniente da ignição de um cilindro seria transmitido diretamente à transmissão do veículo, e desta maneira ele se locomoveria de maneira não muito confortável, além de gerar ruídos conhecidos como rattle. Na grande maioria dos veículos a absorção dessas vibrações é realizada pela embreagem e seu conjunto de molas (amortecimento primário, para o veículo em marcha ou amortecimento secundário, para o veículo em iddle ou marcha lenta). Tendo como objetivo cada vez mais reduzir ruídos e vibrações, aumentando o conforto dos ocupantes, principalmente em automóveis de luxo ou grandes veículos pesados, para carga, foi desenvolvido o sistema DMF.

Seu princípio é simples: sendo a freqüência natural de vibração uma relação entre a massa e a rigidez, alterando-se quaisquer dos parâmetros pode-se mudar a faixa de freqüência natural de um determinado sistema. A experiência mostrou que alterar a rigidez não trazia ganhos palpáveis, pelo contrário, o prejuízo era maior. Desta maneira, a saída encontrada foi 'dividir' o volante do motor em 2. A transmissão tendo agora uma maior massa, passa a ter uma maior inércia, e sua amplitude vibracional diminui consideravelmente. O motor, contando com um volante de massa reduzida, passa a ter menos inércia para movimentar, interessante no caso de reduções de marcha.

Trazendo a freqüência natural do sistema para abaixo da rotação de marcha lenta, o sistema trabalhará em amortecimento, pois seu pico de vibração natural já passou. Como desvantagem, entretanto, pode-se perceber este pico de vibração durante a partida e ao se desligar o motor.

Convém lembrar que a embreagem não mais conta com o sistema de absorção de vibrações; o custo deste sistema porém é mais elevado.

Entre os automóveis nacionais, a Chevrolet S10 conta com esse sistema.

Um comentário:

  1. Olá, MF!
    Obrigada por visitar o Blérgh e, ainda mais, por contribuir com a explicação!
    Li os teus posts. Parabéns! Teu texto é muito bom! E o conteúdo do blog tbm me interessa muito!
    Ganhaste uma leitora!
    Abraços

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