segunda-feira, 11 de maio de 2009

A nova geração Ford

Durante muito tempo não simpatizei com modelos Ford. Pura cisma, mas nunca achava que teria um modelo na garagem (isso é claro excluindo-se o clássico Mustang original, e não o sem-essência da década de 90 que felizmente foi substituído pelo magnífico de hoje em dia). Achava. No ano passado a Ford mostrou-se forte candidata no páreo dos hatches médios, trazendo o novo Focus e agora nos presenteia com a nova versão do Fusion.

Reconhecia grandes virtudes nos modelos antigos dos carros citados, embora não admitia isso, devido à ‘inércia da cisma’. Entretanto tudo mudou no ano passado. E a cisma foi enterrada, definitivamente.

O Focus trouxe um design alinhado com o que é feito no restante do mundo, e uma mecânica digna de primeiro mundo, com direito a suspensão traseira independente, tipo multilink montada em subframe, direção eletroidráulica que permite 3 ajustes distintos, e um bom pacote de itens de série, como air-bags, ABS, computador de bordo, entre os demais itens obrigatórios nessa faixa de preço. A versão Ghia ainda conta com certos mimos, como comando por voz e partida do motor por botão. As versões disponíveis são manual e automática, 2,0 16 V. Acredito que o que mais pesou para que minha cisma fosse mandada embora foi a união de um design que realmente me chamou a atenção (ok, isso é relativo, mas...), uma mecânica condizente e, talvez o principal, o fato de que ele faturou praticamente todas as avaliações e comparativos que disputou em revistas especializadas. Não que sejam os donos da razão, mas o páreo era duro, e ele se destacou, mesmo ainda sem a opção flex.


O Fusion chega renovado, com uma nova opção topo de linha: motorização V6 com 243 pôneis e tração All wheel drive, além de infinitos mimos para o motorista (até uma tela touchscreen integrada no painel, mas que infelizmente não é 100% funcional, pois o GPS não está disponível) e um design que chama bastante a atenção (novamente, a relatividade). Vi na Car and Driver desse mês o comparativo do Fusion com outros sedans da mesma categoria, e ele repetiu o feito do Focus. Mais um que promete esquentar o mercado.












Fonte das fotos: BestCars


Além disso, a Ford trouxe o Edge recentemente, também com um bom pacote de itens e visual imponente, e mostrou a nova geração no Fiesta. E o melhor de tudo (e isso tratando-se de Fusion e Edge): como são trazidos do México, vêm livres de impostos, chegando com preços extremamente competitivos e atraentes, tendo em vista o que estão oferecendo.


Ford Fiesta: ainda sem previsão no Brasil - fonte: Car and Driver

Confesso que revi totalmente os meus conceitos frente a esses novos lançamentos, e quem sabe um dia possa estacionar algum desses modelos dessa nova geração em minha garagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário